terça-feira, 11 de novembro de 2008

NOÇÕES DE HIGIENE HOSPITALAR

Os Hospitais são comunidades que não estão isentas de riscos para quem nelas circula. Mas quem nelas trabalha, circula ou permanece, pode ser o responsável pela ocorrência de graves problemas para si próprio, para os doentes e até para os seus familiares.
Por esta razão, ninguém deveria entrar num estabelecimento hospitalar (excepção óbvia o doente), sem ter um conhecimento, ainda que rudimentar desses riscos.

O vídeo que apresentamos, constituíu o apoio para a formação de voluntários, sobre esta temática, comentando-se, obviamente cada quadro apresentado.

Os interessados em obter o desenvolvimento deste tema em "power point" pode solicitar através do espaço que dispõe neste blogue para "comentar".





A fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale (1820 - 1910), dizia que era necessário desenvolver todos os esforços para que os hospitais deixassem de ser prejudiciais para os doentes. E chegou à conclusão que a observância de simples medidas de higiene podem modificar radicalmente o negro panorama que recai sobre praticamente todos os hospitais, mesmo nos nossos dias. (Veja mais pormenores neste blogue no tema de Introdução ao Voluntariado).

Nenhum comentário: