domingo, 20 de julho de 2008

INTRODUÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO ACTUAL BLOG


Diz-se e é verdade que o Voluntariado hoje, não é mais que o exercício de um dever: o de
cidadania.
Se é assim, talvez não seja exagero afirmarmos que todos nós deveríamos exercer actividades de voluntariado. Porquê? Porque o voluntariado,
quando exercido de forma consciente, ajuda directa ou indirectamente o nosso semelhante em situação de fragilidade quer pela idade, quer pela doença. Certamente nós, nessa situação, gostaríamos de ser ajudados. Falamos portanto do Voluntariado na área social e da saúde, embora existam hoje inúmeros campos de acção para o exercício do voluntariado.
Vamos abordar neste
blog o Voluntariado Hospitalar.
Fazêmo-lo porque temos consciência do seguinte:
  1. Existem muitas pessoas disponíveis para o exercício do voluntariado. Estas pessoas necessitam saber o que podem esperar da sua actuação, e o que os outros - instituições e seus utentes -, podem esperar dos voluntários;
  2. Existem muitas instituições sociais e de saúde abertas ao voluntariado, porque os recursos humanos para a prestação de cuidados aos seus utentes, são sempre escassos.
O que vamos apresentar neste blog corresponde aos textos de apoio por nós elaborados para a formação de candidatos ao voluntariado hospitalar.
Antes propriamente de entrar nos temas que iremos aqui colocando paulatinamente, pensamos ser fundamental que apresentemos alguma informação sobre o que é concretamente o Voluntariado e quem pode ser Voluntário, o que faremos a seguir.


O QUE É O VOLUNTARIADO?
É um serviço baseado numa escolha e motivação pessoal, livremente assumida; é uma forma de estimular a cidadania activa e o envolvimento comunitário; é exercido em grupos, geralmente inseridos numa organização; valoriza o potencial humano, a qualidade de vida e a solidariedade; dá respostas aos grandes desafios que se colocam para a construção de um mundo melhor e mais pacífico.

QUEM É O VOLUNTÁRIO?

É o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, oferece o seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?
Qualquer pessoa se pode candidatar ao Voluntariado, junto de organizações organizadas para esse fim (Ligas de Amigos de Hospitais, Misericórdias e outras IPSS's, etc.), desde que reuna as seguintes condições:
  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Sentir amor pelo próximo;
  • Reconhecida idoneidade moral e humana para o desempenho desta missão;
  • Dispôr de tempo para poder estar no serviço, no mínimo de 2 horas semanais;
  • Revelar estabilidade emocional;
  • Adaptação ao trabalho de equipa;
  • Ser calmo e agradável no trato;
  • Disponibilidade para frequentar um curso de formação inicial dentro dos horários estabelecidos pela organização (pós laboral, fins de semana ou noutras modalidades geralmente acordadas entre os formandos e a instituição organizadora/formadora).
SE ESTÁ INTERESSADO/A NO EXERCÍCIO DO VOLUNTARIADO, TENHA PRESENTE QUE A ACÇÃO DO VOLUNTÁRIO TEM DE CUMPRIR TRÊS CONDIÇÕES:
  1. SER DESINTERESSADA - o voluntário não espera nenhum tipo de benefício nem gratificação pela sua ajuda;
  2. SER INTENCIONAL - Tem um fim e um objectivo positivo e legítimo: o de contribuir para melhorar a situação do seu semelhante, quando fragilizado pela doença, colaborando no sentido de uma maior humanização dos Serviços de Saúde (Hospital, Centro de Saúde, Lares, etc.);
  3. SER JUSTIFICADA - responde a uma necessidade real da comunidade em geral, do doente/Idoso e das Instituições em particular.
SER VOLUNTÁRIO É UMA FORMA DIGNA DE VIVER A CIDADANIA!